O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou ontem que o presidente Jair Bolsonaro visitou cidades atingidas pela chuva, mas não procurou o governo do estado. “Ele veio à Bahia e não fez nenhum contato com o governo do estado. O único contato que tivemos foi da Marinha do Brasil, o almirante me ligou, colocando dois helicópteros à disposição”, afirmou, em entrevista à TV Bahia. Ainda durante a entrevista, Rui Costa disse que o presidente “não veio prestar solidariedade” aos baianos e mencionou o episódio de agressão aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu.
“Ele [Bolsonaro] não veio prestar solidariedade, veio fazer carreata, e mobilizou seus fanáticos para ficarem gritando, fazendo ato político e agredindo repórter. O atual presidente o que ele gosta de fazer é agredir jornalista, fazer carreata e ato político, ao invés de cuidar da população”, finalizou. “Infelizmente, não tenho grande expectativas [com o governo federal], mas quero tranquilizar a população que o governo estadual atuará, não só recuperando as estradas, mas ajudando as pessoas em situação de risco. Vamos apoiar as prefeituras para recuperar as cidades”, finalizou.
Durante o fim de semana, Rui Costa acompanhou os danos causados aos municípios e o trabalho da força-tarefa mobilizada pelo Governo do Estado, que segue atuando na região. O petista conversou com prefeitos, moradores e anunciou outras medidas para além das ações emergenciais em andamento. Após pousar, ainda no início da manhã de domingo, no Aeroporto de Porto Seguro, o governador embarcou em um helicóptero. Ele estava acompanhado do senador Jaques Wagner e do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Os primeiros sobrevoos foram no distrito de Nova Alegria, que pertence a Itamaraju, e sobre a sede de Jucuruçu. Logo após, Rui seguiu para Medeiros Neto onde, além de sobrevoar, caminhou pelas ruas da cidade para avaliar a situação. Após deixar o Posto de Comando em Itamaraju, Rui seguiu para um sobrevoo ao município de Prado, também atingido pelas chuvas, onde encerrou as visitas.
Foto: Divulgação